quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ginástica Multifuncional melhora qualidade de vida

         
Atividade favorece coordenação motora e equilíbrio

Ana Camila Dias                                                                  
Do 99 news 10/05/2016                                               

                                                                                                                         
                                                                                          
Foto: Ana Camila





A ginástica multifuncional (GMF) é um programa de exercícios físicos que tem como objetivo  desenvolver todas as capacidade físicas e também as habilidades motoras ,como correr ,saltar ,e arremessar de maneira integrada. No Brasil o Sesc São Paulo é o pioneiro na introdução da modalidade,oferecendo em 29  de suas 32 unidades no estado atendendo quase 23 mil alunos .Cada um deles é avaliado individualmente e ,a partir dos resultados obtidos ,é montado um programa onde ele pode fazer todo tipo de atividade que lhe dê prazer .

 Na prática é uma alternativa na qual essas oportunidades não são desperdiçadas. Sua característica básica é a pratica de exercícios físicos que vão ficando cada vez mais elaborados conforme o aluno progride.O objetivo é proporcionar benefícios não apenas no sistema cardio vascular ,pulmonar ,ósseo e muscular (oferecidos na maioria das atividades físicas )mas também na funcionalidade e principalmente ,na neuro plasticidade  que é a capacidade que o cérebro tem de "remapear " suas conexões de células nervosas ,e que nos ajuda a aprender .

De acordo com Julio Cavalcanti, coordenador de esporte do SESC  santana há 20 anos ,o ponto de partida para o roteiro dos exercícios é muito individual  se a pessoa já chega com um grande repertório motor ,as tarefas passadas a ela serão mais complexas .Mesmo que venha de uma vida longa de exercícios  até a mais sedentária pode se surpreender ao perceber um maior rendimento na atividade .

A estudante de publicidade, Camila Zamerim ,iniciou as aulas em 2015 e viu uma grande diferença dos exercícios individuais que ela fazia na academia . Ela destaca que ganhou mais disposição depois que começou a praticar a atividade e perdeu 3 quilos fazendo esse tipo de treinamento .
Além dos treinos individuais, o aluno pode ainda optar pelas aulas em grupo de pilates, abdominal e alongamento .A Usuária, Camila Zamerim ,destaca que costuma fazer o exercício individual .


                                                           Camila Zamerim  praticando algum dos exercícios

0 comentários:

Postar um comentário

Arte & Cultura