quarta-feira, 13 de abril de 2016

Internacional


Hortas Urbanas: uma tendência pelo mundo e também no Brasil 

                                                                                 Foto:  Mayara/ Bioideias


As hortas urbanas existem há muitos anos, não é uma novidade dos dias atuais como alguns pensam. Essa ideia de cultivar alimentos em casa veio da Europa, isso começou nos períodos de guerra quando os produtos que eram exportados foram sumindo porque as exportações acabaram parando por conta das guerras. Nesse período as Hortas surgiram como uma forma para que cada comunidade se alto sustentar-se pois os alimentos não chegavam as cidades. É o que nos conta a bióloga Mayara Ramalho do Centro de pesquisas Bioideias que é a idealizadora do projeto Telhado Verde que está localizado no Shopping Eldorado na cidade de São Paulo. A ideia é facilitar o acesso a alimentos frescos e saudáveis, aumentar as áreas verdes nas metrópoles e diminuir o impacto do transporte de hortaliças, que hoje se baseia em um complexo mecanismo orquestrado de produção, transporte e distribuição.
Esse projeto no Shopping Eldorado já existe desde 2012, a quantidade de lixo orgânico processado por dia é em média de 1ª tonelada, esse lixo é produzido pela Praça de Alimentação. Eles encontraram um caminho para a reciclagem das sobras de comida, foi pela compostagem rápida, utilizando o processo bio-otimizado, assim eles ficam dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela lei 12.305/2010.
O adubo gerado é utilizado na horta que fica no telhado do Shopping, onde são produzidos legumes, verduras, hortaliças e ervas inclusive as medicinais. O Telhado Verde é um caso de sustentabilidade. Já rendeu alguns frutos para o Shopping, mais de R$ 7 mil de mídia espontânea. Hoje a empresa Bioideias estuda uma forma de reverter uma parte dessa produção em retorno financeiro ao próprio Shopping, atualmente tudo que é colhido no telhado vai apenas para os funcionário em forma de rodizio.

Além do Shopping a Bioideias presta suporte para dois outros projetos de hortas urbanas que são: a horta na Praça dos Ciclistas na Paulista e a horta das corujas na Pompéia. Essa é uma ideia que está ganhando novos adeptos a cada dia, pessoas com o desejo de ter um alimento mais saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Arte & Cultura